História

 

  A secção de Pólo aquático surge nas piscinas Municipais de Rio Tinto, na época desportiva de 1996/97. Uma docente da piscina, Sofia Canossa, jogadora de Pólo Aquático do CDUP, informa os responsáveis da Piscina (Dr. Jaime Sousa e Prof. José Silva) do descontentamento que reinava na secção do CDUP em relação ao Pólo Aquático Feminino, e, solicita a possibilidade da transferência das jogadoras para Rio Tinto. Os responsáveis pela piscina em reunião com o treinador Eduardo Lencastre, chegam a consenso para o início da actividade, que passava pela criação de uma escola de pólo aquático de ambos os sexos em que a equipa sénior feminina, no imediato, seria a imagem da modalidade e da secção.

 

  O projecto arrancou definitivamente após uma reunião que contou com a presença dos responsáveis da piscina, o treinador Eduardo Lencastre, o DTN Carlos Heitor, o Treinador Nacional Lajos Lórincz e o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Gondomar Dr. Fernando Paulo, grande responsável pelo inicio desta secção e apoiante incondicional. Foram então criadas as linhas mestras que conduziram esta secção até aos dias de hoje e que continuam actuais. Uma secção que se alicerça na formação dos atletas a nível social e desportivo, sendo a formação do atleta como ser, a etapa mais importante, estando as conquistas desportivas como resultado de um bom trabalho de base.

 

  Fruto desta filosofia, criou-se ao longo dos anos uma verdadeira família de Pólo Aquático em Rio Tinto. Com a qualidade das nossas escolas temos vindo a ganhar títulos regionais e nacionais, sendo o futuro das nossas equipas sénior, risonho.

 

 

Piscinas Municipais de Rio Tinto